Preloader

EVOLUÇÃO NA TRADIÇÃO GENÉTICA DA BELA ALVORADA 

Com mais de seis décadas dedicadas ao aprimoramento genético, a Bela Alvorada - Nelore Zan destaca-se como líder no mercado nacional, fornecendo genética Nelore de alta qualidade e segurança pela consistência comprovada pelas avaliações genéticas nos programas ANCP, Geneplus e PMGZ.

A tradição de excelência na seleção genética iniciada por Arnaldo Zancaner na década de 1960 permanece viva sob a liderança de Adriana Zancaner Aranha e Flávio Aranha. O legado do pioneirismo de Arnaldo, que foi o primeiro a utilizar dados de produção em um programa de seleção planejado no país, continua a prosperar.      

A Fazenda Bela Alvorada não apenas se destaca pela genética Nelore de alta qualidade, mas também pela preocupação com o bem-estar da fauna e flora em suas propriedades. Investimentos significativos em projetos de recuperação de pastagens, áreas de preservação permanente e integração lavoura-pecuária-floresta demonstram o compromisso ambiental da fazenda. 

O plantel Nelore da Fazenda Bela Alvorada, originado da seleção de Arnaldo Zancaner, teve início em 1962 em Guararapes/SP. Ao longo dos anos, raçadores renomados como Polonês, Portinari, Dairut, Doble e Taron consolidaram-se no pedigree dos animais de destaque. Sob a administração de Beatriz Zancaner e Filhos na década de 90, reprodutores como Jalofo, Japim, Mito, Musgo, Querelado, Nú e Nadã fortaleceram ainda mais a genética do plantel.      

Desde 2003, a Fazenda Bela Alvorada mantém a tradição da família Zancaner no melhoramento genético do Nelore, produzindo reprodutores de alto desempenho, como Avesso, Fraque, Grafite, Hamlet, Habarraz, Interior, Legal, Lúdico, RAM, TABAL, Acetato, Arrecife, e Validador da Bela entre outros.      

O cuidadoso processo de seleção envolve um plantel de 400 matrizes Nelore PO e mais 150 novilhotas desafiadas, escolhidas especialmente por características econômicas cruciais, como fertilidade, ganho de peso, habilidade materna, rusticidade e qualidade de carcaça. A busca pela harmonia entre alta avaliação genética e funcionalidade a campo é um princípio fundamental na seleção da Bela Alvorada.      

Os reprodutores da fazenda destacam-se em programas de melhoramento genético como ANCP, PMGZ e Geneplus, sendo disponibilizados para venda apenas após aprovação como melhoradores nesses programas, garantindo a confiabilidade de mais de 60 anos de seleção para desempenho. Cerca de 200 touros por ano são comercializados em eventos promovidos pela Bela Alvorada, sendo reconhecidos por sua alta consistência na avaliação genética e funcionalidade a campo.      

Além do compromisso com a genética, a fazenda investe em práticas sustentáveis, incluindo a reforma de pastagens e bem-estar animal por meio de projetos de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta. Suas propriedades em São Paulo e Mato Grosso do Sul englobam cultivos de cana-de-açúcar, soja, milho, seringueira, alcançando maior produtividade agrícola. A Fazenda Bela Alvorada possui um projeto aprovado pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo para a recuperação de Áreas de

Preservação Permanente, com foco na proteção dos recursos hídricos. O reconhecimento ambiental é evidenciado pelo selo de certificação Global G3 emitido pela Associação Nacional dos Criadores e Pesquisadores (ANCP).
                         
BELA ALVORADA