JORNALEIRO FIV DA BELA (AZAN 1495) foi testado e aprovado na 1ª Reprodução Programa Genômica da ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores), Teste de Progênie de Touros Jovens realizado em 2015. Por essa conquista, a Bela Alvorada – Nelore Zan recebeu um certificado da associação, entregue aos proprietários do criatório, Flávio Aranha e Adriana Zancaner Aranha, durante a ExpoGenética 2018.
Um dos destaques da seleção Bela Alvorada, JORNALEIRO FIV DA BELA está na bateria da CRV Lagoa. Filho do REM Ricket na doadora Ginger FIV da Bela (Avesso x Polonês), o touro apresenta muita consistência genética por sua genealogia e pelas suas DEPs Genômicas, sendo Top 1% no iABCZ e Top 2% na ANCP.
“Jornaleiro foi destaque na avaliação intra-rebanho de sua geração, e agora tem confirmado seu alto valor genético através de seus filhos no 1º teste da Reprodução Programada Genômica da ANCP. São muitos filtros para se chegar a um reprodutor provado como o Jornaleiro da Bela e seguimos confiantes nos critérios de seleção funcional que utilizamos na Bela Alvorada”, declarou Flávio Aranha, proprietário da Bela Alvorada.
Reprodução Programada
Segundo a ANCP, com o uso da genômica na Reprodução Programada teve-se um aumento de 50% na acurácia e foi possível reduzir o teste em um ano.
A Reprodução Programada busca disseminar o sêmen de machos jovens geneticamente superiores e com biótipo interessante no maior número possível de rebanhos, multiplicando, de maneira rápida, o material genético, acelerando o progresso genético da raça e aumentando a conectabilidade entre os rebanhos, além da inclusão de touros jovens com avaliação genética confiável nas centrais de inseminação artificial.