A Fazenda realiza constantemente, atividades que contribuem para o melhoramento e evolução do plantel. Com isso em mente, foi realizado o curso de reciclagem de Manejo Racional, que ocorreu no mês de maio. Com o tema “Boas Práticas de Manejo e Sociabilidade Rural”, o encontro foi conduzido por Wilson Pereira, da Noxon, que apresentou à equipe pontos cruciais de como entender o comportamento animal e formas eficazes de se portar no campo e no curral. Além disso, também foi ressaltada a importância de observar as reações dos animais quanto às ações humanas.
Outro fator destacado no curso, foi a convivência saudável que deve haver entre os colaboradores que moram em uma mesma fazenda. Durante o curso, os colaboradores tiveram a oportunidade de tirar várias dúvidas e também realizaram exercícios para a aprimorar a aplicação de vacina e manejo de gado com bandeiras. Claudinei de Almeida, capataz chefe da Fazenda, diz que os cursos de reciclagem promovidos pela Fazenda são muito bons para que todos reafirmem o que já sabem e tirem dúvidas sobre casos específicos. “Sabemos que o gado reflete o que sentimos e por isso sempre precisamos estar atentos ao nosso comportamento para não assustá-los”, afirma.
A forma de como o animal é manejado desde jovem afeta diretamente o seu desenvolvimento durante toda sua vida reprodutiva. Por isso, qualquer tipo de abordagem agressiva aumenta o nível de cortisol, prejudicando o desempenho sexual e qualidade final da carne. Além disso, também influencia no temperamento do animal fazendo com que ele reaja de forma arredia e excitável, causando muitas vezes, sérios acidentes com o próprio animal ou com algum colaborador da equipe. “A conscientização sobre o bem-estar e segurança tanto do animal quanto do colaborador é algo muito importante. Justamente por isso, investimos na capacitação de nossa equipe para alcançarmos cada vez melhores resultados”, afirma Flávio Aranha.