Sobre

Melhoramento Como Tradição

Genética Bela Alvorada – Nelore Zan, 55 anos de seleção para desempenho

Com investimentos em novas tecnologias, como ultrassonografia de carcaça, identificação de animais sexualmente precoces e genômica em touros e novilhas, a Bela Alvorada se destaca no mercado nacional como uma das principais fornecedoras de genética Nelore voltada para desempenho.

O trabalho de melhoramento genético da Fazenda Bela Alvorada é uma continuidade da metodologia iniciada pelo pai de Adriana, Arnaldo Zancaner, que na década de 1960 foi pioneiro no país a utilizar dados de produção em um programa de seleção planejado.

A Fazenda também prioriza o bem estar da fauna e flora de suas propriedades e investe em projetos de recuperação de pastagens, áreas de preservação permanente e integração lavoura pecuária floresta.

O plantel Nelore da Fazenda Bela Alvorada é oriundo da famosa seleção de Arnaldo Zancaner, que teve início em 1962, em Guararapes/SP. Na época o pai de Adriana iniciou seu trabalho pioneiro de seleção funcional estabelecendo critérios rígidos e racionais de descarte, seguidos e aprimorados até os dias de hoje.

Nos anos 80 surgiram grandes raçadores do plantel Zan como Polonês, Portinari, Dairut, Doble e Taron, sempre presentes no pedigree dos animais de maior destaque. Na década de 90, sob a administração da esposa de Arnaldo, Beatriz Zancaner e Filhos, reprodutores de alto desempenho continuaram a fortalecer a genética do plantel Zan, tais como Jalofo, Japim, Mito, Musgo, Querelado, Nú e Nadã , touros líderes para desempenho em diversos sumários.

Desde 2003, a Fazenda Bela Alvorada, de Adriana Zancaner Aranha e Flávio Aranha, mantém a tradição da família Zancaner no melhoramento genético do Nelore, produzindo reprodutores de alto desempenho, como Avesso, Fraque, Grafite, Hamlet, Habarraz, Interior, Legal, Lúdico, Nemo e Notável da Bela, entre outros.

O trabalho de seleção está baseado em um plantel de 550 matrizes nelore PO e 150 novilhotas desafiadas selecionadas especialmente para as características econômicas mais importantes, como fertilidade, velocidade de ganho de peso ,habilidade materna, rusticidade e qualidade de carcaça.

A seleção da Bela Alvorada busca equilíbrio entre alta avaliação genética e funcionalidade a campo.

Nossos reprodutores possuem alta avaliação genética nos programas de melhoramento genético ANCP, PMGZ e Geneplus e são colocados à venda somente se aprovados como melhoradores nestes programas, com a confiabilidade de 56 anos de seleção para desempenho.

Aproximadamente 200 touros por ano são vendidos nos eventos promovidos pela Bela Alvorada e nas suas fazendas , touros de alta avaliação genética e muito funcionais.

Em ambas as propriedades em São Paulo e Mato Grosso do Sul, investem em reforma de pastagens e bem estar animal através de projetos de Integração Lavoura Pecuária Floresta, obtendo assim maior produtividade na área agrícola com lavouras de cana-de açúcar, soja, sorgo, seringueira e eucalipto. Ela também possui um projeto de recuperação de Áreas de Preservação Permanente aprovado pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, sendo o principal objetivo da ação proteger os recursos hídricos. A fazenda conta com o selo de certificação Global G3, emitido pela Associação Nacional dos Criadores e Pesquisadores(ANCP).

Meio Ambiente e Bem Estar Animal

A Fazenda da Bela Alvorada possui um projeto de recuperação de Áreas de Preservação Permanente(APP), aprovado pela SEMA (Secretaria do Meio ambiente do Estado de São Paulo).

O principal objetivo da APP é proteger os recursos hídricos , pois a presença da APP evita a erosão, a perda de fertilidade do solo, o assoreamento e, por fim, resulta na proteção das nascentes, lagos, córregos e rios. As APP´s tem sua importância na formação de corredores ecológicos, contribuindo para preservação e conservação da fauna e flora. As matas ciliares e reservas florestais da Bela Alvorada, fazem parte de um complexo de proteção do meio-ambiente, especialmente do Rio Aguapeí e seus afluentes. É a consciência ambiental alinhada com a tecnologia de ponta na produção agropecuária.

Devido ao alto Mérito Genético dos reprodutores produzidos, cobertura vegetal preservada nas matas ciliares e reservas legais, as Fazendas da Bela Alvorada e Nova Santo Ângelo obtiveram a Certificação Ambiental GLOBAL G3. Esta certificação é fornecida pela Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores – ANCP.  

A Certificação G3 faz parte de um projeto mais amplo de promoção dos benefícios ambientais que a genética proporciona para a pecuária nacional. Dados preliminares de fazendas certificadas no Global G3 demonstraram que a preservação das matas ciliares e reserva legal, paralelamente a utilização de animais geneticamente superiores em rebanhos comerciais, resultam na diminuição da emissão de metano, aumento do sequestro de carbono e produtividade por hectare, contribuindo positivamente para a economia que respeita o meio-ambiente.

Flávio e Adriana também investem em Projetos de Integração Lavoura Pecuária Floresta (ILPF) nas suas fazendas. Iniciado na propriedade em Jatei/MS , Fazenda Nova Santo Ângelo, o projeto integrou mais de 300ha que estavam degradados. Em 2013, logo no primeiro ano já se notava uma lavoura de soja muito bem desenvolvida. Os resultados foram muito bons com 45 sacas por ha e assim iniciou-se um novo ciclo com plantio de pasto de Piatã para, depois do pastoreio de alta capacidade de suporte, dessecar e plantar soja novamente.

No segundo ano a colheita foi melhor ainda resultando em 50 sacas por ha. Após o primeiro ciclo de ILP fechado era visível as melhorias no pasto e o reflexo no gado.

Agora o projeto está sendo expandido para maiores áreas na propriedade em MS e sendo também integrado na Fazenda Bela Alvorada em SP, com plantios de amendoim e soja.

Para saber mais entre em contato conosco.

Troféu Boi Verde - Melhor Lote Carcaça - Novilho 2000

Homenagem Progenel 2005

Prêmio Rubico Carvalho Mérito em Seleção 2010

3º Lugar Categoria Genética Nelore 2015

Contato

Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Preencha esse campo
Menu